Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde é referência no Estado

O Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior do Ipesaúde já realizou 54.846 atendimentos até 29 de dezembro de 2022. Trata-se de uma unidade especializada na promoção de hábitos saudáveis, programas de educação em saúde e no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade. É um dos centros de atendimento ao paciente diabético mais modernos e é referência no estado, contando com consultórios, clínica para feridas no pé diabético e exame de risco no pé.

O Centro oferece serviços de endocrinologia para adultos e pediatria, clínica médica, serviços de enfermagem, nutrição e educação em saúde. O ano de 2022 apresentou desafios nos serviços do Ipesaúde, e o Centro de Endocrinologia e Diabetes não foi exceção. A coordenadora, Juliana Mendonça, relata que, apesar da demanda acumulada dos anos de pandemia, foram adotadas medidas para otimizar o atendimento aos usuários.

“Além da nossa unidade, o Ipesaúde possui clínicas credenciadas. No entanto, a maioria dos beneficiários prefere ser atendida aqui, porque contamos com profissionais qualificados e uma equipe multidisciplinar”, explica a coordenadora do Centro. Juliana também menciona que, no segundo semestre de 2022, foi inaugurada a clínica de obesidade, onde já foram atendidos 300 pacientes.

A médica endocrinologista do Ipesaúde, Karla Freire Rezende, lembra que antes da pandemia, o Centro apresentava um índice de controle de pacientes diabéticos duas vezes melhor em comparação com todo o estado de Sergipe. “Nossa atuação foi reconhecida em artigos apresentados em vários congressos na área da saúde. Cheguei até a ir ao Ministério Público para mostrar que 58% dos nossos pacientes tinham o diabetes bem controlado, em níveis comparáveis aos países da Europa e Estados Unidos”, conta orgulhosa.