Prefeitura inaugura novo Centro de atendimento de diabetes e endocrinologia
A Prefeitura de Rondonópolis inaugurou nesta quinta-feira (13) o Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis – CEDERO, localizado na esquina da Avenida Ari Coelho com José Pinto, no Jardim Esmeralda. O centro, que leva o nome de Flávio de Lima Gomes da Silva, ex-servidor público, foi idealizado pelo vereador Tenente Guinâncio em 2017 e agora foi implementado pela cidade.
Inicialmente, o CEDERO continuará atendendo os pacientes que já são regulados pelo CEADAS. No entanto, a partir de março, os atendimentos serão iniciados nos Postos de Saúde da Família (PSFs) e em outras unidades de saúde, de onde os pacientes serão encaminhados para triagem na clínica de diabetes e endocrinologia. A partir daí, os pacientes serão assistidos no próprio centro.
A nova unidade conta com equipes médicas e técnicas multidisciplinares e desenvolverá ações de orientação, prevenção e tratamento especializado para pacientes com diabetes, obesidade, hipertensão e doenças endocrinológicas. O secretário adjunto de Saúde, Dr. Hélio Cavalcante Garcia Neto, elogiou a estrutura e a qualidade do atendimento oferecido pelo CEDERO, comparando-o aos serviços particulares dos principais planos de saúde do Brasil.
A presidente da ARAD – Associação Rondonopolitana de Assistência ao Diabético, Francisca Suely Lopes Borges, expressou a importância do CEDERO para a comunidade diabética local, destacando que o centro proporcionará uma melhor qualidade de vida e atendimento médico, nutricional e psicológico exclusivo para os diabéticos.
O prefeito José Carlos do Pátio ressaltou que Rondonópolis se destaca na região Centro-Oeste por oferecer serviços de saúde de alta qualidade em endocrinologia e saúde mental, e prometeu ampliar ainda mais esses serviços. Ele declarou que a inauguração do CEDERO é uma grande vitória para a cidade, que também inaugurará uma clínica de saúde mental.
O CEDERO possui uma estrutura ampla e moderna, incluindo salas de espera e recepção, consultórios, sala de triagem, farmácia, auditório para palestras e treinamentos, copa e sala para procedimentos e medicação. A equipe técnica/médica é composta por médicos endocrinologistas, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiros, técnicos em enfermagem e recepcionistas.